As velhas formas de gerir funcionários estão ultrapassadas. O mundo dos negócios mudou. Mais do que nunca, isto significa que os gestores também necessitam de mudar para poderem superar estes novos desafios.
Eis aqui 3 metodologias que quando aplicadas em simultâneo causam um impacto positivo na gestão de pessoas:
1 - Os 5S de Kaizen.
O 5S é um método Lean e uma das fundações do Kaizen. Ele consiste em 5 passos consecutivos que permitem que qualquer equipa organize o seu ambiente de trabalho para a eficiência máxima de processo.
Os 5S representam:
- Utilização (Seiri)
Separe as ferramentas, instruções e materiais exigidos daqueles que são desnecessários. Remova tudo que não é necessário da sua área de trabalho.
- Organização (Seiton)
Classifique e organize todas as ferramentas, equipamentos, arquivos, dados, materiais e recursos para poder localizá-los facilmente. Rotule todas os locais de armazenagem, ferramentas e equipamentos.
- Limpeza (Seiso)
Defina padrões para limpeza. Limpe e remova todo o lixo e sujeira. A limpeza fornece um espaço de trabalho seguro e permite a visualização de potenciais problemas (p. ex., vazamentos, partes soltas, documentos ou materiais perdidos).
- Padronização (Seiketsu)
Engaje a mão-de-obra para desempenhar sistematicamente os passos 1, 2 e 3 diariamente, para manter o espaço de trabalho em perfeita condição, como um processo padronizado. Estabeleça cronogramas e defina expectativas de adesão.
- Disciplina (Shitsuke)
Crie compromisso organizacional para que o 5S se torne um dos seus valores organizacionais, para que todos possam transformá-lo em um hábito.
2 - Growth Mindset.
Traduzido para o português, growth mindset quer dizer mentalidade em crescimento e diz respeito a mentes que procuram sempre se desenvolver e enfrentar os desafios surgidos ao longo do caminho como uma maneira de evolução. Ou seja, esse tipo de método é desenvolvido quando as pessoas estão dispostas a errarem e aprenderam continuamente.
Criada por Carol Dweck, psicóloga norte-americana, a expressão growth mindset quer dizer programação mental e é uma estratégia, um método que exercita a capacidade mental dos líderes para conduzir as suas equipas. A forma como cada líder trabalha a sua mente e pensa é uma capacidade importante quando se almeja liderar.
Em momentos como este de crise, que lidamos atualmente, o papel dos líderes nunca foi tão importante. As pessoas estão sensíveis, emotivas e esperam muito dos seus líderes para lidarem com a questão profissional e se manterem produtivas.
Um líder que consegue desenvolver o growth mindset tem maiores possibilidades de conquistar o sucesso dos seus liderados e realizar grandes transformações dentro de uma marca de varejo, especialmente se souber envolver as pessoas no centro deste processo.
3 - Gestão Lean.
A gestão Lean encoraja a responsabilidade e liderança compartilhadas.
Por isso, os dois principais pilares da metodologia Lean são:
-
Respeito pelas pessoas
-
Melhoria contínuas
A gestão Lean funciona mais como um guia para a construção de uma organização estável que evolui constantemente e ajuda a identificar problemas atuais e removê-los.
-
O propósito principal da gestão Lean é criar valor para o consumidor ao otimizar os recursos.
-
Os princípios da gestão Lean buscam criar um fluxo de trabalho estável com base na demanda real dos consumidores.
-
A melhoria continua é uma grande parte da gestão Lean, garantindo que todo funcionário esteja envolvido no processo de melhoria.
Você pode aplicar o conceito de Lean em qualquer negócio ou processo de produção, desde fabricação até marketing e desenvolvimento de software.
A metodologia Lean conta com 3 ideias simples:
-
entregar valor do ponto de vista do seu consumidor
-
eliminar desperdícios (coisas que não agregam valor ao produto final)
-
melhoria contínua
No final, os princípios de gestão Lean permitirão que você crie um sistema de produção estável com uma alta chance de melhoria geral de desempenho.